Musée de l'Armée: Le Retour des Bottées
2010-11-14 a 2011-01-15 |
Paços- Galeria Municipal de Torres Vedras (Sala 0) e Galeria Dois Paços
MUSÉE DE L'ARMÉE - Le Retour des Bottées é uma exposição-prólogo, uma entrada na extensa enciclopédia referencial de Gonçalo Pena, uma confissão da sua obsessão de longa data pelo imaginário napoleónico. A obra pictórica deste autor tem a sua ancoragem numa área extensa de ambiências ou sistemas simbólicos (culturas) que são signos para performatividades, narrativas, escatologias no seio das quais o uniforme revolucionário ou imperial desempenha um papel específico isolado ou em composição com outros motivos.
Assim sendo descobrem-se mais especificamente nestas figuras de época os motivos de uma indagação que é cara ao autor, a da complexidade filosófica, psicológica e moral do arquétipo heróico masculino e da sua vaidade em permanente combinatória com a finitude, a sexualidade, as políticas, um estado natural e as suas corrupções.
Este 'retorno dos homens de botas' para além de isolar uma iconografia não deixa de se constituir como um eterno retorno: o do artista aos seus mitos, da história aos seus motivos, da pintura ao seu estado de puro gozo.
A exposição estará patente até ao dia 15 de Janeiro 2011 e integra-se no programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras.
Info: Paços- Galeria Municipal de Torres Vedras, de segunda a sábado, das 09h00 às 19h00, pelo tlf.: 261 334 042 ou pelo e-mail: galeria@cm-tvedras.pt
Exposição comissariada por Rita Sobreiro, no âmbito do projecto Linhas Invisíveis.
Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras.




